Gabriel é, nas religiões abraâmicas, um anjo que serve como mensageiro de Deus. Aparece pela primeira vez numa menção no Livro de Daniel, na Bíblia hebraica. Em algumas tradições é tido como um dos arcanjos, noutros como anjo da morte. Gabriel em hebraico significa “o herói de Deus”, “o poderoso”, ou ainda “Deus é grande”. É ele que representa a ponte entre o homem e o abismo, ou seja, em seu poder esta a Chama da Purificação (Gavri-Elka) que prepara o homem para receber a Shekinah do Hashem. Por isso dizemos que Gabriel é fogo que purifica e destrói as trevas para que possamos receber as bem aventuranças do Adonai. É citado várias vezes na Bíblia; foi ele que anunciou ao profeta Daniel a sucessão de potências mundiais, bem como a vinda do Messias (em hebraico Mashiah, em grego, Cristo, "Ungido"). Disse o profeta: "Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas [de anos] (70 anos x 7, ou seja, 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos." (Daniel 9:24-26) Ao anjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar o nascimento do Filho de Deus. Por isso, é muito admirado desde a antiguidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1:19). Nos mundo espiritual o Arcanjo Gabriel lidera as legiões do Fogo Sagrado que cumprem o papel de purificar as trevas que se manifestam pelos vários pontos da Criação. Em Gabriel (ou ao poder que representa) o adepto busca poder para enfrentar as trevas que o assolam no dia a dia e que atrapalham sua comunicação com a Shekinah do Hashem.
Invocar o Fogo sagrado é inundar-se de poder purificador, é mergulhar no fluxo de energia que nos levará diante do Trono do Hashem adonai.
Para finalizar devo dizer que é de Gabriel que vem parte da força constituinte da armadura de guerra usada por aqueles que batalham nas regiões celestes, assim como é de sua mão que nos é dada uma das Laminas Sagradas que compõe os armamentos de cada um daqueles que se colocam a lutar em nome do Hashem Adonai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário